Também conhecido como Aparelho de Hilgers, foi introduzido originalmente para pacientes que não colaboram com o uso de elásticos da Classe II e tornam crítico ancorar os dentes do segmento anterior.
Formado por um botão de acrílico no palato, serve como ancoragem e molas de fios TMA, as quais encaixam nos tubos molares, exercendo forças moderadas e contínuas, que possibilitam a distalização dos primeiros ou segundos molares.
O nome Pêndulum tem como base a forma como essas forças são geradas, em forma de pêndulo, partindo da linha média do palato em direção aos molares superiores.
Havendo necessidade de expansão transversal, adpata-se um parafuso expansor no aparelho. Esta adaptação originou, pelo próprio autor, um aparelho com outra denominação: Pendex (Pend-X).
PÊNDULUM MODIFICADO
Juntamente com os professores do CORA (Centro Odontológico Rodrigues de Almeida / Bauru-SP), realizamos uma modificação no aparelho original, que possibilita a remoção das molas separadamente do botão, facilitando em muito a ativação das mesmas, já que trata-se de um aparelho fixo onde há grande dificuldade para ativação intra-bucal.
O uso do aparelho é de aproximadamente 8 a 12 semanas, no entanto, é muito importante estabilizar os molares para que eles não retornem às posições originais.
Fonte: http://www.peo.com.br
Comments