top of page
Foto do escritorEduardo Carvalho

Aparelho Expansor tipo Quadriélice

Atualizado: 11 de out.

Este aparelho fixo é utilizado para corrigir a mordida cruzada posterior, promovendo uma expansão lenta e normalmente simétrica do arco superior dos dentes.


Ele possui um arco palatino com quatro helicoides, dois na parte mesial e dois na distal, que são soldados às bandas dos primeiros molares permanentes ou dos segundos molares decíduos.


Devido aos quatro helicoides, o aparelho oferece um limite de força maior e mais suavidade, permitindo uma melhor individualização das áreas a serem ativadas. Isso resulta em um aumento transversal do arco devido à movimentação dos dentes.


O Quadriélice pode ser adaptado com:


* Uma grade palatina para casos de mordida cruzada posterior e aberta anterior;

* Extensão até os dentes anteriores (laterais e centrais) para casos de mordida cruzada posterior e anterior;

* Molas (digitais, simples ou duplas) quando um ou mais dos dentes anteriores necessitam de maior movimentação;

* Configuração unilateral para casos de mordida cruzada unilateral, com adaptação no lado oposto para exercer menor força.


O design original do aparelho e suas variações podem ser soldados diretamente na banda molar (primeiros e segundos molares decíduos e permanentes) ou podem ser encaixados em um tubo lingual na face palatina das bandas, o que facilita a remoção e ativação.


DICAS:


1) O aparelho é recomendado para casos leves de mordida cruzada posterior bilateral sem envolvimento esquelético, em dentições decídua e mista, e pode ser usado ocasionalmente em dentições permanentes para casos específicos de inclinação dentária.


2) As ativações devem ser feitas mensalmente, e é preferível remover o aparelho para essa ativação.


3) O período de ativação dura em média 3 meses de uso ativo, podendo variar de 1 a 6 meses.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page