top of page
Foto do escritorEduardo Carvalho

Escovas Elétricas

Atualizado: 11 de out.



Com a popularização de equipamentos eletrônicos e baterias recarregáveis de íons de lítio, já é possível encontrar diversos tipos de escovas elétricas com preços variáveis tanto em farmácias no Brasil como em marketplaces globais. Será que vale a pena investir em um modelo deste ao invés das escovas dentais tradicionais?

Para tentar compreender melhor, vamos entender como ela funciona, suas características e benefícios.

As escovas elétricas atuais podem ser encontradas em dois tipos de funcionamento: as de movimento giratório e as de vibrações sônicas. Todas elas possuem um funcionamento a partir de um motor conectado a uma fonte de energia que pode ser pilhas comuns ou baterias internas recarregáveis. Nestes dois tipos de modelos, podemos encontrar diferentes recursos tecnológicos que melhoram a eficácia e proporcionam uma experiência mais completa como timer, sensor de pressão e conectividade com aplicativos.

As de movimento giratório são os modelos mais tradicionais e antigos. A tendência é que sejam gradativamente substituídas pelas de movimento vibratório, mais modernas.

Estas escovas geralmente possuem cabeças de tamanhos bem menores do que as escovas tradicionais, o que facilita muito a escovação de regiões de difícil acesso e a troca é feita somente do refil superior.

Ao utilizar uma escova comum, muitas vezes damos a devida atenção ao movimento de escovação em todas as regiões da boca e corremos o risco de deixar algumas regiões pior higienizadas do que outras.

Escovando manualmente sempre com a mesma mão temos a tendência de realizar melhores movimentos de escovação no lado oposto a mão que realiza a escovação.

A escova elétrica, por sua vez, promove uma escovação mais uniforme em todas as regiões por não necessitar da ação mecânica da escovação promovida pela musculatura das mãos e braços. Essa uniformidade é importante, pois sabemos que a limpeza inadequada pode acarretar acúmulos de placa bacteriana e ferimentos nas gengivas.

Pacientes que usam aparelho tem uma dificuldade maior em realizar uma higienização mais completa pela presença de braquetes. Com as escovas elétricas, esse procedimento pode ser facilitado e melhorado muito o controle de placa bacteriana principalmente em modelos de vibração ultrassônica.

Crianças pequenas podem se sentir muito mais motivadas a fazer a higiene com escovas elétricas do que as escovas convencionais. Existem muitos modelos para esta faixa etária.

O fato de a maioria destas escovas possuírem timer, mesmo nos modelos mais simples, uniformiza o tempo correto das escovações e é um grande aliado para pessoas multitarefas.

Uma possível desvantagem destas escovas seria o preço, porém atualmente podemos encontrar excelentes produtos de marcas globais conhecidas com preço similares as escovas tradicionais. Depois de adquiridas, o valor do refil é normalmente similar as escovas tradicionais mais em conta do mercado.

Uma boa escova elétrica pode substituir plenamente com vantagens escovas tradicionais não apenas para pacientes com dificuldades motoras mas para qualquer pessoa. Lembramos que nada substitui o uso do fio dental antes ou após a escovação. Logicamente que é sempre importante consultar seu dentista e informá-lo sobre os hábitos de higiene bucal além de realizar consultas periódicas para limpeza e controle.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page