Expansão rápida de maxila ou disjunção palatina é um recurso muito utilizado em ortodontia para aumentar a largura da maxila que é o osso que serve como base para a arcada superior.
Em alguns casos, os pacientes apresentam uma atresia da maxila, o que deixa as arcadas superior e inferior incompatíveis no seu formato. Nestes casos, lançamos mão da expansão rápida da maxila com o auxílio de um aparelho disjuntor palatal ou com cirurgias.
No caso dos aparelhos, eles são divididos no centro e estas duas metades se separam na medida em que o parafuso central é ativado.
Como resultado há a aplicação de força de forma rápida na estrutura da maxila que leva à ruptura da sutura palatina (a linha de união entre as duas metades do osso maxilar que podemos até sentir com a língua).
Com a ruptura da sutura as duas metades se separam e a arcada se expande. O sinal de que a expansão rápida de maxila funcionou é o aparecimento da separação entre os incisivos centrais superiores, o diastema central.
Depois de consolidar a disjunção o aparelho fixo pode ser colado e o tratamento continua com as duas arcadas em tamanho e formatos compatíveis.
fonte: http://www.ortodontista.net
Comments