Crianças podem sofrer vários acidentes e nos dentes podem ocorrer diversos problemas. Podem ocorrer amolecimento ou mobilidade dentários, fraturas de coroa, fraturas de raiz, fraturas do osso que segura o dente e até a saída total do dente de sua posição. Este é chamado de avulsão dentária traumática.
A avulsão dental ocorre quando um dente é completamente deslocado de sua cavidade. É três vezes mais comum em meninos do que em meninas e afeta com mais frequência crianças entre 7 e 15 anos de idade. Os dentes mais afetados são os anteriores.
O tratamento mais indicado nesses casos é a recolocação do próprio dente em sua cavidade. O sucesso do tratamento está relacionado ao tempo em que o dente fica fora da sua cavidade até o reimplante: quanto mais rápido o dente for reimplantado, melhor o prognóstico.
O ideal é que o dente avulsionado seja reimplantado no local do acidente; para isso, siga o passo-a-passo:
Atenda a criança e tente acalmá-lo
Lave o rosto e a boca da criança
peça para a criança morder uma gaze ou pano limpo para controlar o sangramento
Localize o dente
Segure o dente pela coroa sem tocar na raiz
Se o dente estiver sujo, deve ser lavado em água fria corrente ou soro fisiológico. Não escove e não use nenhum agente de limpeza
Coloque o dente de volta em seu lugar na boca da criança. Observe que a parte côncava fica do lado de dentro da boca
Faça a criança morder uma gaze ou um pano limpo para que o dente se mantenha na posição
Procure imediatamente um dentista, de preferência até 30 minutos após o acidente
Caso não seja possível colocar o dente em sua posição, mantenha-o em uma solução de leite ou soro fisiológico a e procure imediatamente um dentista.
O resultado final de um reimplante depende muito do período em que o dente fica fora do alvéolo, que deverá ser o menor possível, e de sua conservação neste período. Normalmente é feito um acompanhamento periódico do paciente com radiografias. Muitos casos de avulsão causam escurecimento do dente e necessitam de tratamento de canal após um certo período. Em outros casos, ocorre o insucesso do procedimento e o dente é perdido sendo substituído posteriormente por próteses ou outros tratamento como ortodontia.
Atenção: Dentes de leite não devem ser reimplantados pelo risco de afetar os dentes permanentes.
Em outra oportunidade falarei sobre os casos de fraturas dentárias e ósseas por trauma.
Comments