A Fonoaudiologia é um grande aliado na resolução de alguns problemas ortodôntico. Ambas se completam, são grandes aliadas e devem caminhar juntas.
Sabemos que alterações dentárias e ósseas podem interferir nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Assim como estas mesmas funções, quando não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações dentárias.
Muitos casos de mordida aberta e respiradores bucal só são corrigidas com exercícios de reposicionamento lingual executados pelo fonoaudiólogo. Assim como existem aparelhos dentários específicos para auxiliar neste trabalho.
A Fonoaudiologia tem como um de seus objetivos o restabelecimento destas funções visando o equilíbrio miofuncional.
O trabalho da Fonoaudiologia visa sobretudo prevenir, habilitar ou reabilitar as funções estomatognáticas. Sendo assim, devemos sempre levar em consideração a tão discutida relação forma x função.
Existem casos onde deve-se tratar primeiramente com Ortodontia e em outros casos devemos iniciar com Fonoaudiologia, ou até casos onde trabalharemos simultaneamente.
Prioridade é a Ortodontia, quando a forma está interferindo na função. Prioridade é o tratamento fonoaudiológico, quando as funções estão interferindo na forma.
Por isso, a parceria entre Fonoaudiologia e Ortodontia é fundamental quando possibilita a discussão de casos, cabendo aos profissionais envolvidos analisarem as prioridades de tratamento para cada paciente.
A Fonoaudiologia é, realmente, uma grande aliada da Ortodontia, sendo que ambas as partes tem como objetivo principal o resultado que pode ser resumido num sistema estomatognático equilibrado, estável e uma face mais harmoniosa do ponto de vista estético.
Por isso, diversos tratamentos ortodônticos só são corretamente finalizados quando ocorre interação do trabalho com a fonoaudiologia e vice-versa.
Fonte: www.abcdasaude.com.br
Comments