No meio odontológico, estamos em frequente contato com as resinas acrílicas. Por se tratar de um material extremamente volátil vale a pena conferir os cuidados que devemos tomar com relação a este produto no artigo a seguir.
Não há apenas uma resina acrílica. existem muitos tipos, porque as resinas acrílicas são uma família de substâncias químicas formadas a partir da mistura de ácido acrílico e ácido metacrílico em conjunto com outros produtos químicos. Os tipos mais comuns de resina acrílica são acrilato de polimetilo e metacrilato de polimetilo. O primeiro é utilizado principalmente para adesivos e acabamento de têxteis, e também pode ser misturado com a argila para papel de lustro.
Manipulação de Cuidados Podemos entrar em contato com a resina acrílica através de contato com a pele ou inalação, se ele estiver em sua forma de pó. Uma vez que é a partir de terminado o processo químico, a resina acrílica é um polímero sintético de alto peso molecular. Estes produtos químicos não exigem métodos específicos em que eles têm que ser tratados, porque eles têm propriedades bastante bom do ponto de vista científico. Tudo o que é necessário ao manusear resinas acrílicas em ambientes industriais é boa higiene e segurança. Mas, por outro lado, as resinas acrílicas podem conter vestígios de acrilato de etilo, uma substância química que é conhecida por seu perigo potencial, se entra em contato com seres humanos. A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) classificou o acrilato de etila como substância cancerígena, um agente que pode causar câncer de organismos humanos.
Contato com a pele e olhos Resinas acrílicas precisam ser imediatamente lavada com água corrente para longe, se você entrar em contato com eles através dos olhos ou contato com a pele. Se a irritação ocular persistir depois de enxaguá-la, procure ajuda médica imediatamente. O mesmo deve ser feito em caso de irritação da pele. Tire todas as roupas ou sapatos que tenham sido contaminados pela resina.
Inalação Como já foi mencionado antes, a inalação é uma outra maneira em que podemos entrar em contato com a resina acrílica. Neste caso, respirar ar fresco para reduzir o perigo, mas se a pessoa não estiver respirando, então não há necessidade de respiração artificial e oxigênio, se a pessoa ainda tem dificuldade para respirar corretamente. Estas propriedades de primeiros socorros também são levados em caso de intoxicação.
Evite o uso frequente de acrílico à base de produtos Os utilizadores frequentes de produtos feitos de resina acrílica estão sujeitos a efeitos de saúde mais complexas, especialmente aquelas pessoas ou seja, mulheres que muitas vezes mudam suas unhas e estão diariamente expostos a metil metacrilato. Quanto mais vezes você usar esses produtos, maior será o risco. Os pacientes de estética deve sempre ser alertados para não se tratar com auto-fabricadas de acrílico à base de produtos, porque estes produtos podem ser extremamente perigoso.
Acrilato de metilo Encontrado em luvas de látex Acrilato de metilo (muitas vezes abreviado como MMA) é um monómero de química da resina acrílica utilizada tanto industrialmente e medicamente. Os campos da medicina em que acrilato de metilo, é usado incluem cirurgia e odontologia. Por esta razão, a consciência sobre a toxicidade elevada de acrilato de metilo foi elevada entre os cirurgiões e enfermeiros, porque eles usam luvas de látex durante operações cirúrgicas e luvas de látex têm mais de acrilato de metilo. Para além da irritação da pele, sintomas consequentes após entrar em contato com o acrilato de metilo incluem hipersensibilidade a asma, assim como outras doenças respiratórias, dermatológicas e doenças neurológicas.
Técnicas simples pode ser realizada para eliminar MMA a partir de ambientes médicos e outros. Pacientes, médicos, enfermeiros e outro pessoal médico deve evitar o contato com o MMA, tanto quanto possível, e com escritórios e wardrooms deve ser bem ventilado para evitar a inalação.
Fonte: http://centrodeartigos.com
Comments