Muitos casos de desalinhamento dentário não são causados apenas por fatores genéticos ou fatores exclusivos dentários. Muitos problemas podem ser oriundos de alterações de fala, deglutição, respiração e demais problemas que devem ser tratados em conjunto com um fonoaudiólogo. Alterações nestas funções também podem causar mal posicionamento dentário e mesmo pacientes que tratam ortodonticamente, se continuam a apresentar problemas fonoaudiológicos, terão grande chance de recidiva no tratamento.
Neste sentido, a Fonoaudiologia tem como um de seus objetivos o restabelecimento destas funções visando o equilíbrio miofuncional, ou seja, o trabalho da Fonoaudiologia visa sobretudo prevenir, habilitar ou reabilitar as funções estomatognáticas. Por isso, a parceria entre Fonoaudiologia e Ortodontia é fundamental quando possibilita a discussão de casos, cabendo aos profissionais envolvidos analisarem as prioridades de tratamento para cada paciente.
O tratamento fonoaudiológico, quando necessário, é indicado logo nas primeiras consultas ao ortodontista e o não tratamento certamente levará ao insucesso do tratamento ortodôntico.
A Fonoaudiologia é, realmente, uma grande aliada da Ortodontia, sendo que ambas as partes tem como objetivo principal o resultado que pode ser resumido num sistema estomatognático equilibrado, estável e uma face mais harmoniosa do ponto de vista estético.
Comments