Em alguns casos de ortodontia, o paciente apresenta arcadas muito estreitas, fazendo com que ele apresente mordidas cruzadas e apinhamentos dentários pela falta de espaço. Em alguns casos, lançamos mãos de aparelhos que promovam uma expansão das arcadas. Sua função é criar mais espaço para que ocorra o descruzamento da mordida e para que todos os seus dentes caibam alinhados na arcada. Os expansores podem ser fixos ou móveis, com acrílico ou sem acrílico, com parafusos ou com molas e a mecânica de expansão pode ser lenta ou rápida.
A escolha do tipo de aparelho a ser utilizado é determinada pelo ortodontista, de acordo com as necessidades de cada caso.
O maxilar superior (maxila) é composto de duas metades ósseas que formam o palato (céu da boca), e fusionam logo após a puberdade (17-18 anos) tornando-se um osso só. O expansor rápido, age separando estas duas metades (enquanto elas não estiverem fusionadas), alargando o palato e criando o espaço que precisamos na arcada superior. Quando o paciente apresenta este mesmo problema porém em menor escala ou já apresenta limitação de expansão rápida pela idade ou outro fator, usamos aparelhos expansores lentos que podem ser removíveis com parafusos ou fixos com molas. Na arcada inferior (mandíbula), também podemos usar expansores, porém, pelo fato deste osso ser uma estrutura inteira, a expansão conseguida é basicamente por inclinação dentária positiva e muito pouca remodelação óssea.
O expansor é utilizado até que seja obtida a quantidade desejada de espaço, determinada pelo ortodontista através do estudo detalhado da documentação ortodôntica.
Em média leva-se entre 3 e 5 dias para o paciente se acostumar com o expansor. Mastigar, engolir e falar pode parecer estranho, e os dentes podem ficar sensíveis; tudo isto é normal. Para aliviar o desconforto dos dentes, pode-se tomar um analgésico comum, o mesmo usado para dor de cabeça. Aparelhos expansores removíveis têm a vantagem de poderem ser removidos durante a alimentação mas o seu uso é bastante limitado por se tratar apenas de expansão lenta. Nos casos de expansão rápida, poderá surgir um espaço entre os dentes da frente. Isto é sinal clinico da separação dos ossos da maxila. Este espaço será fechado rapidamente também.
Os expansores são importantes aliados na mecânica ortodôntica pois com eles podemos ganhar espaço sem a necessidade de extrações ou desgastes nos dentes. Eles também podem diminuir bastante o tempo de tratamento. É importante salientar, porém, que nem todos os casos de cruzamento ou falta de espaço são passíveis de expansão. Somente o ortodontista com exames clínicos e avaliação da documentação é que pode determinar a possibilidade do uso destes aparelhos.
Comments